quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Minha mais nova aquisição...

Bem, desde o início do blog, eu queria abordar o assunto sobre Aparelhos Auditivos. E não é pra menos: segunda-feira dia 18 de outubro, finalmente finalizei os documentos para a aquisição de meu mais novo precioso (carinha de Sméagol danadinho): meu aparelho auditivo Siemens Music Pro SP!  \o/

Depois de várias tentativas, com outras marcas, digamos assim, mais promissoras e com as quais eu estava ansiosa para experimentar, mas que no fim virou uma decepção... eu me sinto mais aliviada.

De início, experimentei os aparelhos da Phonak, Naída IV, SP e UP. Foram semanas e mais semanas de ajustes. O som não saía limpo, houve um pouco mais de percepção em alguns ruídos, mas nunca saía limpo... o som ficava mais abafado, como se as vozes estivessem falando de dentro de uma caixinha. E a compreensão? Péssima em algumas coisas e boa em outras. Não me adaptei de jeito nenhum.

Em alguns momentos, cheguei a chorar de raiva e de medo de não conseguir encontrar o aparelho perfeito pra mim. Com muita conversa, minha fonoaudióloga e sua secretária (pessoas maravilhosas e super atenciosas) disseram que iriam continuar e me fazer provar todos os aparelhos até que eu encontrasse aquele que eu me adaptasse perfeitamente. 

Infelizmente, um produto que é bom pra alguns pode não ser bom para outros. Cada ouvido, cada perda auditiva é diferente. Cada percepção é diferente. Duas pessoas podem ter a mesma porcentagem de perda auditiva, a mesma classificação de surdez, se experimentarem o mesmo aparelho, é possível que uma se adapte bem e a outra não. E é normal.

Quando minha fono viu que o aparelho não estava fazendo o efeito esperado, resolvemos tentar com a Siemens. Por eu já possuir um aparelho desta marca (o antigo, embora seja um híbrido, analógico com algumas tecnologias digitais) conjecturamos que a adaptação seria melhor devido o fator familiaridade. E deu certo! 

Enfim, estou feliz. A percepção vai melhorando com o tempo, o som é bacana e não me dá dores de cabeça, é limpo e agradável. O aparelho é um pouco maior do que o antigo, mas hoje (digo HOJE) nem me preocupo com a estética. Há uns anos atrás recusei um ótimo aparelho (que seria  esse meu anterior, se não fosse minha frescura) por questão de aparência. Me arrependo profundamente. Hoje eu quero comodidade e bons sons pra mim. Quero poder exercer a profissão que amo, certa de que estou com a melhor tecnologia possível. Estética pra mim é o de menos: pra quê? Me tornar mais “apresentável”? “Esconder” que possuo uma deficiência? Ficar mais “atraente"? 

Era este o meu pensamento de anos atrás. Não queria nem saber, ou me dava um aparelho pequeno ou ficava com o velho caindo aos pedaços e já quase aposentado. Mas no decorrer do tempo, amadureci e vi que, se alguém quiser me namorar ou ser meu amigo, também terá que aceitar o “bônus” (risos) que vem comigo, seja ele grande ou pequeno.

Estou dizendo isso porque tenho uma amiga que há um tempo atrás me confidenciou que o cara com quem ela tinha um relacionamento sério de 8 meses disse a ela para não usar o aparelho auditivo quando saíssem para se divertir. Tenho certeza de que se alguém me falasse isso um dia, com o perdão da palavra, iria mandá-lo passear. Seja quem for.

No fim é tudo uma questão de auto-estima e de se aceitar como é, sem neuras, sem essa necessidade louca de se sentir aceito pelas pessoas. Claro que isso é uma batalha diária, que travamos todos os dias. 

Enfim, meu próximo passo é adquirir um estetoscópio amplificado, meu high tech superpotente hahaha... e quando essa experiência acontecer, vou contar tudinho aqui, as primeiras impressões, os prós e contras de cada marca.

Um abraço e até a próxima!

Keylla.

3 comentários:

  1. É isso ai Keyla, importante é vc estar ouvindo bem, se alguém se importar com a estética este realmente não é seu amigo...

    ResponderExcluir
  2. 'Brinquedinho' novo, hein?! Que bom que agora valorizas o que realmente é o melhor para você. Acredito que a questão estética seja algo inerente ao ser humano. Mas ao longo da vida, passamos a redirecionar nossas reais preocupações. E a sua auto aceitação, hein?! Maravilhosaa..
    Estou adorando ler sobre tudo isso aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí. Quem gosta de vc de verdade não vai se importar se vc usa aparelho ou se ele está visível. Quando agente se aceita, somos mais felizes.

    Bjão pra vc!

    ResponderExcluir